quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Crise dos Sudetos

A Crise dos Sudetos (em alemão:Sudetenkrise) é o nome dado aos acontecimentos de 1938, iniciado pelos "Sudetendeutsche", uma minoria étnica da Europa Central, composta por alemães que vivem na Boêmia, Morávia e Silésia Oriental.

Após a anexação da Áustria em março de 1938, Hitler surge como um defensor dos alemães da Checoslováquia provocando a crise. O Partido Alemão dos Sudetos promulgam os Decretos de Carlsbad em 24 de abril de 1938, que exige a autonomia e a liberdade de professar a ideologia nazista. A Grã-Bretanha enviou Lord Runciman para negociar um acordo com o governo tcheco, liderado pelo Presidente Edvard Benes, que falhou pela decisão de Hitler na forma de ordenar a Henlein demandas impossíveis de serem aceitas pelo governo checo.

Manobras do exército tchecoslovaco em 1938.
Apesar de algumas concessões feitas por Praga, a Checoslováquia mobilizou as suas tropas em 23 de Setembro. No entanto, apesar de ter o teórico apoio da URSS (que, estritamente dependia da intervenção francesa), e também um exército moderno e preparado, assim como as defesas fronteiriças muito fortes, acabou abandonando toda a resistência à invasão alemã, na ausência do apoio das potências ocidentais.

Hitler deu um ultimato em 26 de Setembro e impôs a sua posição sobre o Acordo de Munique em 30 de setembro, assinado por Hitler, Mussolini, Chamberlain e Édouard Daladier, o primeiro-ministro francês, prometeu um plebiscito a Alemanha, que foi aceito por Chamberlain, em um esforço para evitar guerra. Estes acordos indignaram a Checoslováquia, que não tinha sido convidada a participar deles, e só foi comunicada do resultado.

A ocupação alemã ocorreu de 1 a 10 de Outubro, subtraindo assim cerca de 30.000 km² da Tchecoslováquia, sem que as outras potências européias reagissem. Depois disso, a maioria da população checa foi expulsa da região. No final de 1938, o Partido Alemão dos Sudetos desaparece e se funde com o Partido Nazista alemão. Em março de 1939, a Alemanha ocupa o resto da Checoslováquia.


Após a derrota da Alemanha na II Guerra Mundial, os Sudetos voltaram a tornar-se parte da Tchecoslováquia e a população alemã foi expulsa em massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário